Pular para o conteúdo
Voltar

NAV viabiliza construção de biblioteca comunitária com apoio de voluntários

Julia Oviedo | NAV

NAV viabiliza construção de biblioteca comunitária com apoio de voluntários - Foto por: Junior Silgueiro/GComMT
NAV viabiliza construção de biblioteca comunitária com apoio de voluntários
A | A

O sonho do menino Jefferson Gabriel está cada vez mais próximo de se tornar realidade. As obras da biblioteca comunitária do Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande, estão a todo vapor, graças ao apoio de voluntários e de parceiros do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), órgão responsável pelo projeto.

A história de Jefferson ficou conhecida no ano passado, quando apareceu em um programa televisivo mostrando o acervo de livros que juntou ao longo dos anos. O sonho era que o adolescente pudesse ter dentro de sua casa uma biblioteca para que os moradores de sua comunidade pudessem ter acesso ao conhecimento.

Sensibilizada com o desejo do menino, a coordenadora do NAV, Samira Martins, resolveu mobilizar voluntários para tornar o sonho realidade. “O que mais me emocionou na história do Jefferson é que ele não quis algo para ele e sim para sua comunidade”, contou Samira.

O projeto recebeu o apoio de diversas pessoas também sensibilizadas com a causa, mas uma teve um gostinho especial, afinal, trata-se da apresentadora Xuxa Meneghel, que contribuiu com R$5 mil, durante uma visita no final do ano passado.

Agora, na fase final da obra, não é só o destino dos moradores de Bonsucesso que passará por mudanças. Elias Gomes é um dos reeducandos da Fundação Nova Chance que está trabalhando na construção da biblioteca. O mestre de obras afirma que os erros ficaram no passado, e que hoje ele pensa em um futuro melhor para sua vida.

Com toda a dedicação de quem possui como lema ajudar ao próximo, Elias ensina o ofício de pedreiro aos outros reeducandos que também querem trabalhar. Segundo ele, o trabalho é uma terapia que o ajuda nos momentos mais difíceis e que o faz repensar em um novo estilo de vida. “Essa aqui é uma oportunidade de ouro, tenho que agradecer a Deus. Nós só pedimos uma chance e a que surgiu para mim foi construindo essa obra”.

A biblioteca já tem nome: Boaventura Ferreira Gomes, homenagem de Jefferson a seu bisavô. A obra deve ser entregue até o final deste ano.

Doações

Para dar continuidade aos trabalhos, o NAV busca o apoio de parceiros ou voluntários que possam contribuir financeiramente ou com doações de materiais de construção. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-4180 ou pelo email nav@gabgoverno.mt.gov.br.